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Puma e Tuca

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Ironman 2010

domingo, 17 de julho de 2011

Segurança x Treinamento

Por: Tuca

Depois de um final de semana de intenso treinamento resolvi escrever sobre a preocupação que nós mulheres temos com a segurança de nossos atletas. Esses intermináveis longos de final de semana nos deixam tensas demais.

Meu problema não é com a corrida, sei que também é arriscado correr na rua, mas vejo mais perigo no ciclismo. Essa bike me mata! Todas às vezes que o treino envolve longas horas de bike, fico nervosa. Meu nervosismo tem fundamento, pois quantas vezes escutamos nos jornais acidentes com ciclistas. 

Mesmo usando o equipamento correto o risco é imenso. O maior medo é sempre em relação à imprudência que cerca os ciclistas.

Temos vários exemplos envolvendo ciclistas em acidentes que poderiam ser evitados:

1.    Um dos casos mais recentes trata-se do presidente do Conselho Administrativo da Lorenzetti, Antonio Bertolucci, aos 68 anos morreu depois de ser atropelado por um ônibus de turismo enquanto pedalava em São Paulo.

2.    Em Porto Alegre, em fevereiro deste ano, um motorista atropelou um grupo de ciclistas após uma discussão. Pelo menos cinco pessoas de um grupo de 100 ciclistas ficaram feridas.

3.    Temos um colega aqui na cidade de Blumenau que infelizmente já passou pela experiência de ser atropelado durante o treino. Numa rua bastante movimentada da cidade, Rua 7 de Setembro, ele foi atingido por um veículo. Felizmente recuperou-se bem do acidente e continua a pedalar nas ruas de Blumenau, mas claro com cuidado extremo.

4.    Em 2008, os triatletas Rodrigo Machado Lucianetti e Marcelo Occhialini Godoy foram atingidos durante um treino na SC-402, em Jurerê. Um adolescente embriagado de 21 anos vinha no sentido contrário e atingiu os atletas. Rodrigo morreu na hora e Marcelo teve diversas fraturas.

Este último caso mexe realmente comigo. Todas às vezes que passo por Florianópolis, mais precisamente no caminho que dá acesso a Jurerê, fico angustiada. Os familiares e colegas de Rodrigo Lucianetti colocaram uma ghost bike no local do acidente. A sensação de olhar a bike pendurada e imaginar que uma vida foi perdida de maneira tão estúpida é triste demais.

Para esclarecimento chama-se Ghost Bike ou Bicicleta Fantasma, uma bicicleta pintada de branco que é fixada nos locais de acidentes que vitimaram ciclistas no trânsito. É colocada por amigos, familiares com a intenção de humanizar o trânsito.

Sei que assim como eu, muitos que têm maridos, namorados, filhos e amigos apaixonados pelo esporte, ficam sensibilizados diante de casos assim. Na verdade, este tipo de sentimento deveria ter uma abrangência maior, ou seja, gostaria que esta sensação passasse por aqueles que agem de maneira imprudente no trânsito.

Para este projeto de segundo Ironman, o Puma e eu conversamos bastante. Um ponto que discuti muito foi em relação aos treinos de bike . No primeiro Iron o Puma pedalou muito na BR101. Sério, isso me consumia demais! Enquanto ele não voltava eu ficava feito barata tonta dentro de casa. 

Resumindo, este ano não tem treino na BR 101. Alguns colegas já tentaram me convencer do contrário, mas não tem jeito, tenho receio desta 101. Outra coisa, treinos no início da manhã, entre 05:30 e 06:30h também não curto, e principalmente nos finais de semana . Normalmente nestes horários o pessoal mais animado e muitos deles embriagados estão saindo motorizados da balada. Direção + álcool + ciclista realmente não combinam.

Então, meninos prestem muita atenção por onde vocês pedalam. Não fiquem chateados, quando a ironwife vier com aquela lista de cuidados, do tipo: olha os ônibus, cuida na hora de atravessar a pista, fica longe dos carros, não precisa descer o morro com tanta velocidade....Isso é só mais uma maneira de dizer o quanto amamos vocês.

Claro que todos esses cuidados não são suficientes. É preciso mais incentivo as campanhas destinadas à educação no trânsito, mais sinalização, como por exemplo, placas indicando que há atletas treinando no local, ou qualquer outro tipo de marcação que chame atenção dos motoristas.

O próprio Código de Trânsito Brasileiro deveria estar mais presente no nosso meio, já que regula tantas situações do cotidiano. Segue abaixo os tópicos mais importantes do CTB em relação aos ciclistas:

Importante: o motorista que não respeitar a distância lateral de 1,5m ao passar ou ultrapassar bicicleta será multado com quatro pontos na carteira (art.201)


Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista, também será multado (art.220)

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclo faixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. (art. 68. § 1º)

O Código de Trânsito brasileiro, nos artigos 72 e 73, possibilita ao cidadão contribuir para a melhoria no trânsito:

Art. 72. Todo cidadão ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito, sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como sugerir alterações em normas, legislação e outros assuntos pertinentes a este Código.
  
Art. 73. Os órgãos ou entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito têm o dever de analisar as solicitações e responder, por escrito, dentro de prazos mínimos, sobre a possibilidade ou não de atendimento, esclarecendo ou justificando a análise efetuada, e, se pertinente, informando ao solicitante quando tal evento ocorrerá.


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