Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

terça-feira, 17 de abril de 2012

Long Distance Caiobá - Parte III


Por André Puhlmann

Depois um sábado meio assustador em relação à chuva e o vento, domingo amanheceu ainda com um pouco de vento, mas um céu azul, limpinho! Começo a acreditar que São Pedro é triatleta mesmo. Acordei cedinho com o barulho do vento, já fui preparando o psicológico para encarar esta fera. Tomei um café rapidinho com poucas frutas, não gosto de fazer refeições pesadas antes da prova. Segui com a Tuca caminhando pela beira mar até o local da prova.





Quando cheguei já tinha fila para entregar a bike. Música alta, pessoal animado, muita gente acompanhando. Mais de 500 atletas participaram do Long Distance Caiobá.



Arrumei minha bike e deixei tudo organizado para transição. Revisei umas três vezes todo o material para assegurar que tudo estava em ordem para uma boa transição. Memorizei o local onde estava deixando a bike e fui para a praia. Logo, encontrei os amigos de Blumenau: Gélcio e Everton.


Depois de me lambuzar de neutrox, coloquei a roupa de borracha e fui fazer um aquecimento para verificar a água.




Em seguida, fui para o funil da largada. Fiquei mais atrás, não consegui ir para frente, então no inicio da prova nadei no bolo e escapei de tomar uma pesada no queixo. Fiquei nesse rolo até a primeira bóia e tive dificuldade para encontrar a segunda bóia porque ela era de cor amarela e o sol batia bem em cima. Parei algumas vezes para encontrar esta marvada, mas estava complicado. Posso dizer que nadei na confiança daqueles que estavam na minha frente, pois resolvi seguir o fluxo e desisti de visualizar a bóia.


Passei na primeira volta com 14min (segundo a Tuca) que berrou meu tempo na hora que passei. Foi uma boa prova e finalizei com 32min e 46seg.


Na corridinha entre a natação e a bike, concentrei para pensar em tudo o que eu precisava fazer. Iniciei o pedal com um bom ritmo, senti o calor e o vento batendo. Na primeira volta deu tudo certo, apesar de sentir minha frequência alta e estar um pouco ofegante. Consegui controlar esses sintomas com concentração e suplementação. A cada 10Km fui suplementando com goles de R4, carboidrato e água. Na volta da primeira perna senti o vento aumentar e já senti que a coisa iria piorar na segunda volta, por isso dei uma segurada para não sofrer na última perna.


Infelizmente, passei por um cara que se acidentou na prova. Nessa hora já estava sendo atendido pelos médicos, aparentemente estava bem, mas acho que ele se machucou bastante. Isso me deixou um pouco preocupado e logo veio a mente aquele acidente que presenciei em Floripa na SC401 e também questionei sobre a segurança da prova. Não sei se o cara foi atropelado ou bateu em outra bike, mas a prova deixa muito a desejar no quesito segurança.

Na segunda volta consegui imprimir um bom ritmo na ida porque não tinha muito vento. Porém a volta foi um pouco mais sofrida, já estava cansado e o vento mais forte. Faltando 5 km para a transição dei uma relaxada nas pernas para prepará-las para a corrida. Meu pedal ficou em 02h e 11min.

                                        

Cheguei com bastante calor e com aquele suor todo meu relógio não respondia. Tive que limpar na camisa de um staff para o bichinho voltar a funcionar. Como sempre, iniciei num ritmo mais lento e no Km3 já forcei mais. O calor impediu de manter este ritmo, tive que diminuir para não sofrer com cãibras e quebrar na prova. Deu para fazer os 21km em 1h e 30min.



Depois de 04h e 14min encontrei minha Tukinha no portal. Até que enfim está mulher passou pelo funil da chegada comigo. Depois do beijo de premiação fui me refrescar colocando cubos de gelo por dentro da roupa. Precisava diminuir a temperatura corporal, recuperei rápido.



Fiquei feliz com o meu um minuto. É isso mesmo abaixar um minuto do tempo anterior e chegar mais inteiro que a prova de 2011 foi muito satisfatório. Também fiquei feliz pela 31º posição na classificação geral e 11º na categoria.

Aproveito para parabenizar os meus amigos que também finalizaram bem a prova: Everton, Gélcio e Daniel...valeu moçada!

Provas antetiores:

Caiobá 2011: http://andreiron.blogspot.com.br/2012/04/caioba-parte-ii.html


  

2 comentários:

  1. Parabéns, muito bom resultado e mostou que esta forte e consistente, que venha o Iron!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Puma!!!

    Mandou muito bem!!!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir