Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A NATAÇAO - IRONMAN 2012


Por André Puhlmann

Essa prova chamada ironman é tão importante que preciso dividir em etapas para compartilhar com vocês todos os momentos. Então, esta semana resolvi falar um pouco mais sobre a prova de natação e nas próximas sobre a bike e a corrida.

No dia da prova levantei às 04:30h e até que foi fácil sair da cama. Primeiro porque já estou acostumado em virtude dos treinos e outra que o sono é muito leve em véspera de ironman. Levantei, fiz o ritual de sempre, apurei a Tuca e fomos fazer a marcação do número. 



Já numerado, entrei para preparar a bike e na saída perdi minha ironwife. Fiquei uns 10 minutos procurando e não a achava, pensei até em nadar sem a roupa de borracha. Mas, peguei o telefone de uma desconhecida e acabei a encontrando e isso já era 06h40min.



Fomos para a largada, o dia estava amanhecendo, um visual lindo! Na ida encontrei meus amigos Ricardo e Marcos que me ajudaram a colocar a roupa de borracha e mandaram aquela força para eu fazer uma boa prova.  Além deles estava o sogro, a sogra, a cunhada e o Fabiano Braum. Entrei no chiqueirinho com o Everton (amigo de Blu) e estava um sufoco para entrar...uma loucura!



Vi que o mar estava calmo sem muita ondulação e puxava um pouco mais para a direita, então resolvi largar mais à esquerda. Foi um momento de solidão, com o coração batendo muito forte parei para pensar em como seria todo o meu dia e o que veio a mente é que eu deveria ter PACIÊNCIA. Precisava controlar a natação para sobrar um pouco mais para as outras etapas.


Neste momento de concentração estava à espera do hino nacional, mais um momento que mexe com a gente, só que infelizmente esse ano não teve. Foi uma largada meio no susto, de repente ouvi a buzina e a galera toda correndo. Fui junto, sai no bolo e até que não tomei muita porrada considerando que às vezes esse inicio de prova se assemelha a um UFC aquático. Na ida até a primeira bóia estava tudo certo. Nadei bem e aparentemente não estava fazendo muita força. 

Já na volta para a praia me perdi um pouco e precisei correr a mais dentro da água. Foi onde comecei a sentir aquela sensação de cãibra na parte posterior da coxa direita e dores no braço. Isso preocupou bastante e realmente me senti desmotivado em pensar que isso poderia prejudicar toda a minha prova.

Entrei no funil da corrida (na praia) tentando relaxar braços e pernas e achar uma solução para diminuir aquelas sensações. Olhei no relógio e vi que meu tempo estava dentro do programado: 31min. Então, resolvi diminuir o ritmo, nadei com uma braçada mais alongada e olhei menos para frente. Fui na confiança de quem estava ao meu redor. Não deu muito certo porque tive que nadar uns 100m a mais para chegar até a bóia. Fiz o retorno e voltei para a praia, olhando para frente para não bobear novamente. Faltando alguns metros para finalizar a natação comecei a focar na transição. Pensei onde estavam as minhas coisas, no que eu precisava fazer: colocar a roupa de borracha na sacola, pegar alimentação, ainda decidir se levaria ou não o manguito, óculos...


Ao sair da água estava bem, mas preocupado com aquela a sensação esquisita. Como saio um pouco zonzo não consigo identificar direito as pessoas, escutei meu nome, porém não vi ninguém. Como falei no post anterior ao verificar o relógio e ver que o tempo tinha fechado exatamente dentro do programado (58min) tive mesmo uma sensação de dever cumprido, pelo menos nesta parte.

Corri até a transição sem fazer esforço, corridinha leve. Quando fui tirar a roupa de borracha tomei o maior cuidado porque no iron de 2010 acabei caindo na hora da puxada e isso rendeu uma dor no piriforme durante toda a prova. Desta vez eu deitei primeiro e depois sim que o pessoal tirou a roupa. Nessa hora até chegar ao galpão das sacolas é muito emocionante, tem uma galera assistindo a prova, aplaudindo, incentivando e ouvir um familiar/amigo no meio desse povo todo torcendo por você é demais... Isso motiva mesmo.

Depois disso entrei no galpão para deixar a roupa e pegar as coisas da bike. Dentro do galpão as sacolas estão divididas entre natação e bike juntas no lado esquerdo e a corrida no lado direito. Os staffs ajudam você a localizar as sacolas, mas o ideal é gravar a fileira para não perder muito tempo. Depois de pegar as sacolas fui para o local de troca, sempre jogo tudo que tenho dentro no chão, assim fica mais fácil de ver e pegar o que preciso. Ali precisei tomar algumas decisões por causa daquelas sensações desagradáveis na água, resolvi antecipar minha nutrição, tomei BCAA e um pouco de carboidrato e segui para a bike.

Essa parte da prova foi gostosa (tirando o inconveniente da cãibra) e para mim a natação é mesmo uma prova confortável. Sei que não sou um bom nadador, mas consigo fazer uma boa prova. Isso porque aprendi a nadar com minha mãe muito cedo e competi até os 13 anos de idade provas de piscina. E para os treinos do iron aperfeiçoei as distâncias mais longas no mar, pois a técnica eu já trazia desde criança. Isso com certeza facilitou os meus treinamentos. Mas quero deixar registrado que conheço muitos que começaram a treinar a natação 1 ano antes do iron e que mesmo assim fizeram uma boa prova.  



Um comentário:

  1. PUMA, ano passado também não tocou o Hino Nacional, acho que a última vez foi no ano que fizemos juntos (2010). Gostei do teu relato , me serve de guia para o meu futuro novo IRON sabe-se lá quando!

    Abração

    ResponderExcluir