Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Long Distance Caiobá 2014

Por: Puma

Depois de dar tudo certo fica mais fácil falar. Mas, vindo de uma semana tão complicada, não esperava que esse dia daria tão certo. Gripe no meio da semana, dedo cortado na quinta-feira, sem tempo para testar a bike que veio da revisão, trabalho, trabalho... o que não permitiu que elaborasse uma planilha com a expectativa da prova (como faço sempre).

Fui sem planejar. Quando a Tuca perguntou hoje pela manhã o que pretendia fazer, fiquei sem resposta, inclusive passei o tempo errado da natação e nada mais. Estava ansioso, dormi mal devido a gripe, preocupado com a bike e se os alimentos que estava levando para teste estavam corretos, já que uso essa prova para testar algumas coisas para o iron.

5:00h pessoal da pousada já acelerado para a prova. Desci com a Tuca para tomar café e não tinha como rolar outro assunto que não fosse a competição. Pessoal também estava ansioso e houve muitas trocas de informação, principalmente dos novatos. Conversando a gente se acalma e começa a se preparar para o tranco.



Segui com o Júnior e as meninas para a transição. Lindo ver o dia amanhecer com um clima bom (naquele momento) para fazer a prova. 



Na área de transição, fui me concentrando e tentando esquecer todos os problemas da semana porque eles não poderiam impedir a realização de uma boa prova.




Encontrei muitos amigos, trocamos muitas ideias, algumas risadas, fotos. 





Em seguida, fomos aquecer, foi o momento de concentração máxima. Sozinho na água, escutando só as braçadas, a respiração e percebendo a ondulação. Após esse aquecimento me senti mais relaxado, mas prova de longa distância tem que respeitar e ter atenção o tempo inteiro.





Antes da buzina da largada fiquei traçando a estratégia da prova. Já larguei na frente pra sair forte e fazer força o tempo todo. 




O nome disso chama-se: PANCADARIA! Ombro com ombro até a primeira bóia, mas o difícil foi encontrar a segunda porque bóia laranja com o nascer do sol, não da pra ver nada.



Sai forte na primeira volta e confirmei ao olhar o relógio. Estava me sentindo bem, mas mesmo assim resolvi segurar um pouco na segunda volta. Essa foi mais tranquila, nadei praticamente sozinho. Pelo meu garmin nadei 2.130m em 28min48seg.


Na ida para transição, fui tirando a roupa e tentando controlar a frequência cardíaca. Logo escutei aquele grito: “Vai com calma Puma, concentra para não esquecer de nada e capricha que estais muito bem”. Claro que era a Tuca.



Pedal já forte no inicio. Foi bom porque encontrei 2 atletas fortes e seguimos assim, buscando a galera da frente e com isso formamos um grupo de 6-7 atletas. Primeira volta fechei bem, cansaço sob controle, alimentação em ordem. 


Mas, na ida da segunda perna uma dor chata na parte superior da coxa, fui controlando o ritmo, ingeri a suplementação para não provocar cãibras e restar uma forcinha para a corrida. Nesse momento a frequência já estava mais baixa e controlada.


Não tinha muito vento, só que aconteceu uma coisa engraçada, o pouco vento que tinha atrapalhou tanto na ida como na volta. Fiquei muito satisfeito com o meu pedal de 80.6 Km em 2h05min, isso de acordo com o meu garmin.

Tentei fazer uma transição rápida, mas com muita atenção em não esquecer nada e prejudicar a próxima etapa. Nos primeiros passos percebi que estava cansado, mas era tarde demais para abaixar o ritmo. Como nas outras duas modalidades já sai forte. E nos primeiros 200m minha mulher veio me “pressionar”. Dá para acreditar?
Passei por ela e a frase foi essa:
- Vai que da para ficar entre os 10. Busca que tu vai conseguir.


(Foto da Ivy)

Engraçado porque ela nunca fez isso. Inclusive ela sempre pede calma. Sendo assim, baixei a cabeça e fui embora. O sol estava forte, pegou mesmo! Só que como já estou acostumado a treinar no calorão de Blumenau não senti tanto. Mesmo assim, em todos os postos de água fazia a hidratação e molhava o corpo na tentativa de baixar a temperatura. Uma bênção enxergar um posto daquele.


Fui tentando manter o ritmo abaixo de 4, consegui até o Km 10, depois disso foi para 04:05. Preciso agradecer ao Fred Monteiro que me incentivou todo o tempo, isso deu o maior gás. Valeu Fred pela força! Fechei os 20.400m em 1h22min.

Antes da chegada dei aquela olhada no tempo total de prova e marcava 3h56min, então pensei que poderia fazer um sub4 e isso motivou demais. Ali no final, avistei a Tuca no funil e a chamei para entrar, afinal é ela quem vive isso comigo e merece tal retribuição e muito mais.


Passei no portal muito emocionado com as minhas 3h59min e de cara ainda recebo os parabéns da Tuca não só pelo tempo, mas pela 9º colocação no geral. Com isso deu o 1º lugar na categoria 30-34 anos.


Terminei morto, mas valeu muito a pena.


A satisfação compensa todo o esforço!


Obrigado galera pela torcida e parabéns a todos que participaram da prova! 



8 comentários:

  1. Demais André! Vc merece. Eu sei do teu esforço e do quanto vc batalha pra melhorar cada vez mais. Parabéns. E parabéns tb pra Tuca pela parceria e incentivo diários. Bjs Keyla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cunha!
      E a mana é mto parceira mesmo.
      Bjs e prepara a torcida para i IM

      Excluir
  2. Parabéns de novo... deu até vontade de voltar. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi, filho, parabens sentimos orgulhosos, torcemos, rezamos, como sempre digo coisa de doido, mais esse gostinho só tu e a Tuany podem sentir, ficamos felizes, estamos nos preparando para Maio aí sim o bicho pega, to vendo que devemos levar um lençol, a emoção como das outras é grande..
    beijos
    papi&mami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pai e Mãe!
      E se prepara mesmo pq falta pouco para IM.
      Amo vcs!

      Excluir
  4. Isso é resultado de dedicação Puma. Tu é dedicado e logo os resultados aparecem.
    Caiobá é uma prova e tanto, mas essas bóias são problema antigo, ou eles mudam para o sentido horário ou colocam uma segunda bóia maior, porque quando vira a primeira, realmente não da pra ver a bóia no reflexo do sol contra a água..
    Já pensou em ir pra Kona? Vai juntando dinheiro rs.

    Abraço, bom descanso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ë todo ano assim mesmo essas boias, mas esse ano foi um pouco pior porque como a largada foi mais cedo o sol ficou mais em cima ainda da bóia.
      Quanto a Kona, acho que todo mundo já pensou, mas o difícil é conseguir essa vaga. Os caras que levam na nossa categoria são uns monstros.
      Abraços cara.

      Excluir