Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ironman Brasil 2014

Por: Puma

Essa prova foi bem tensa porque tentei exigir bastante de mim, isso desde a preparação até o final da prova. Tinha um objetivo, uma tarefa muito difícil pela frente que era baixar o tempo de 2012 (9h42min).

Desde o dia da inscrição eu levei a sério o treinamento, tive um cuidado a mais com o meu corpo porque vinha de um pós cirúrgico, também dei mais atenção para a alimentação. Sabia que no final tudo isso faria a diferença porque são essas questões que contribuem para que você alcance seus objetivos.

Como tinha uma meta difícil, os treinos foram realizados com muita qualidade e dei sorte porque não tive lesões e contratempos durante esta trajetória. Claro que tudo isso dentro da rotina dos triatletas amadores: trabalho, trabalho...família, vida social e treinos, treinos e treinos.

A pressão e a expectativa eram grandes, principalmente da família e dos amigos. Todos viram o quanto me dediquei e fiz força nos treinos, participaram de cada etapa do processo. No fim transformei esta expectativa em motivação.

Cheguei em floripa já na quarta feira para tentar entrar mais no clima da prova e esquecer um pouco os problemas do dia a dia. Isso foi bom porque ao longo dos dias que antecederam a prova, fui concentrando e mentalizando tudo que precisava fazer, desde a largada até a chegada.


                                      Foto: Brero Sports

O ponto de maior ansiedade é na hora da largada, são muitas emoções e reações diferentes. Nesse momento, que é muito especial, prefiro buscar um bom posicionamento e tentar controlar a emoção sozinho. Junto com o disparo da buzina a frequência sobe na mesma altura, só que nas primeiras braçadas já consigo controlar.

Todo começo é muito difícil. Ainda mais nadar com 2000 atletas procurando o mesmo ponto. Isso gera muito contato físico! Felizmente me posicionei bem e ocorreu tudo dentro do planejado.

                                    Foto: Brero Sports

Sai da água e vi só o meu pace. O planejado era 1:30 e o garmin marcava 1:27. Segui mais tranquilo ainda para a transição, que foi meio enrolada, mas acabou ainda dentro do tempo programado.


  Foto: Marta Fiorentini                                                             Foto: Nicole Huskes

Da praia até a área de transição tinha uma galera na maior torcida. Escutei o “vai Puma” várias vezes. Muito legal, da um gás para encarar os 180Km da bike. Só que esta empolgação tem que ser controlada, pra não sair feito louco no inicio e comprometer todo o restante.


Ritmo controlado na bike, esperando a reação do corpo para ver como se comportaria nesta etapa. Estava me sentindo muito bem, físico e mentalmente, e isso me fortaleceu. Sem contar que o dia estava perfeito, sem vento e com temperatura agradável.

                                    Foto: Elias Fotografia

Os primeiros 90Km passei forte, além do meu planejamento. Até fiquei preocupado se pagaria o preço na segunda volta. Mas a segunda volta também estava encaixada, até furar o pneu. Não que isso tenha me desmotivado, parei, arrumei o pneu e voltei forte a pedalar. Só que ai foi um desgaste um pouco maior, soquei até o final para recuperar aquele tempo perdido. Mesmo assim terminei o pedal dentro da planilha.

                                             Foto: mundo Tri - Wagner Araújo

A transição foi mais certa e rápida, sem atropelos. Peguei tudo que precisava e sai correndo. 

                                                              Foto: Tais Alessio

Outra parte muito emocionante da prova foi ver aquela galera gritando o meu  nome na grade de proteção. Passando pelos meus amigos e familiares e vendo todo aquele carinho. Isso realmente empurra você.

                                                           Foto: Nicole Huskes

Foi difícil os 42km, com dor lombar desde o inicio da corrida. Achei que isso seria só no inicio, mas foi piorando. Para controlar, tentei me concentrar mais ainda, não sentia meus pés no chão. Tentei gastar o mínimo de energia possível, concentrei só na marcha da corrida. Até porque não estava conseguindo me alimentar, estava muito enjoado.

                                                 Foto: mundo Tri - Wagner Araújo

Queria terminar logo porque foi uma corrida sofrida e isso que é minha modalidade predileta. Mesmo assim busquei uma energia do além e nos últimos 4km aumentei o ritmo. Ali eu percebi que era possível bater a meta planejada que era de 9h18min.


                                                                                         Foto: Marta Fiorentini      

Na reta final, aquela gentarada gritando e o pórtico da chegada ali na minha frente, uma emoção que impedia até a respiração. Muito difícil segurar as lágrimas ao ver o meu tempo de 9h13min, dentro de mim havia um sentimento de vitória, de satisfação e muita emoção, o que me fez chorar como criança.  

                                                           Foto: Brero Sports

E essa sensação chegou ao máximo quando vi a Tuca, toda emocionada, lá atrás da arquibancada. Pulou as grades e veio correndo me abraçar. Na plateia minha mãe, pai, irmãos, sogra, cunhadas(o) e amigos todos com os olhos cheios de lágrimas. Não saiu uma palavra da minha boca, mas eles entenderam no meu olhar toda a retribuição de amor que tenho por eles.

Isso é o Ironman, emoção do começo ao fim!


PS: Nos próximos posts vou falar com mais detalhes de cada etapa da prova, acho que vai ajudar aqueles que pretendem fazer o Ironman 2015!



22 comentários:

  1. Moonstro!! Parabéns André. Aquele abraço

    ResponderExcluir
  2. Ai Deco, vc me fez chorar de novo lendo esse relato! Esse ano foi demais! Ver aquela gente toda torcendo por ti foi muito lindo e ver a tua emoção na chegada... só quem estava lá pra saber do que eu estou falando. Inesquecivel! Obrigado por nos proporcionar momentos assim. Bjs da cunha que te ama Keyla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cunha queridona!
      Eu que agradeço todo o carinho de vcs!
      Bjs e prepara o coração que vem mais por ai.

      Excluir
  3. Nossa, Puma, super emocionante, chorei também...e não estava lá, só torcendo em pensamento por vocês. Parabéns para a Tuca, mega ironwife!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! filho, novamente tentei me controlar, bem que pedisse, mais só estando lá... a emoção é grande, impulsivamente não consigo me controlar te ver nadando, pedalando e correndo, impossível o coração palpitar abaixo do normal, é a minha forma de tentar empurrar e de extravagar, não tem explicação, grito, choro, pulo, rir, gesticulo - é a única forma de expressar a minha alegria, emoção, orgulho, a vontade de estar ao teu lado para poder te levar no colo no momento da tua fraqueza, parabéns, conseguisse baixar o teu tempo, por tua força de vontade e o incentivo da magnitude Tuany, esplêndida na atuação do teu treinamento, sempre aí com cronometro, cálculos, diretrizes para tua performace. Parabéns, a toda a nossa família, sobrinhos e a da Tuany que juntos torcemos ficando o dia todo esperando.. gritando de longe: lá vem ele!!! Lá vem ele!! aí só gritaria, é assim que é o teu pai... beijos te amo, e a Tuany doce mulher. obs: a mãe é mais controlada, mais chorava um monte, quero parabenizar a Suzana&Eduardo com os dois pimpolhos torciam "Deco, Deco,Deco" Rafael com o cronometro controlava e murmurava, esta bem, esta bem, baixou, Thayssa até o teu/tua sobrinha pulava de alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo é esse teu comentário pai. Agradeço por essa família maravilhosa. A torcida de cada um de vcs fez a diferença, hj olhando os vídeos sei o quanto vcs estavam comigo na prova é muito bom saber que posso contar com todos. Quanto a tua torcida mais que animada, já sabemos que faz parte do show, e vale muito. Valeu Família!

      Excluir
  5. Sou seu fã meu brother... vc sabe dissooo...
    Parabéns irmão.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, brother!!! És merecedor. Pelo pouco que conheci, sei da tua dedicação!!! Espero realizar mais matérias e conquistas tuas. Grande abraço, Renan Schlickmann.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Renan, valeu a parceria e ajuda.
      Espero ter mais histórias para compartilhar com vcs.
      Já adianto que 2015 estamos ai novamente.
      Valeu!

      Excluir
  7. André, sempre foste uma referência para mim. Parabéns pela garra!!! Fiquei acompanhando via internet e fiquei chateado quando seu tempo lá (estava errado - mais de 10hs) pensando no que teria dado de errado pra vc... Depois soube por meio de outras pessoas que vc tinha alcançado sua meta, fiquei muito feliz por vc e pela Tuca!
    Emocionante seu relato e os comentários dos teus familiares!!! Show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente tive problemas com o meu número e com o resultado no site, mas ainda bem que durante a prova deu tudo certo. Valeu pela torcida de sempre. Abraços!

      Excluir
  8. Grande relato André!
    Muito emocionante. Parabéns pela dedicação e pela conquista!
    Meses atrás, estava de carro, e vi você correndo em um treino na Rua Itajaí... pensei: "caramba o cara tá voando!"
    Estava certo, você voou!
    Muito motivador!
    Um abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcelo, realmente treinei bastante para o Iron.
      agora é recuperar e voltar a treinar. podemos combinar uma corridinha....

      Excluir
    2. Sim. Imagino a sua dedicação e disciplina para a prova.

      Aconteceu uma coisa muito chata. Quebrei a perna, uma fratura na fíbula. Cai em uma calçada, com um desnível, já fazem trinta dias, só agora que estou conseguindo escrever no blog... quero seguir o tratamento corretamente, para me recuperar o mais rápido, voltar a correr e pedir a minha namorada em casamento no final de uma maratona, rs.. essa era ideia para a Maratona de SC 2014, rs.

      Abraços e se cuida por aí.

      Excluir
  9. Correu muito hein Puma, sem o pneu furado então, o tempo provavelmente teria sido menor.

    Parabéns pelo excelente tempo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fabio, realmente não foi fácil com o pneu furado. Mas isso acontece e não temos muito o que fazer, se nao tocar em frente.
      Parabéns pela prova também.
      valeu garoto.

      Excluir
  10. De arrepiar meu amigo, tu é um monstro ! Parabéns por tudo.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monstro aqui é tu cara! Tô acompanhando essas provas cascudas que
      estais fazendo e tá mandando muito bem.
      Valeu pelo apoio!

      Excluir
    2. Vamos pras próximas mostruosidades então :-). Iron 2015 !!!!!

      Abraço !

      Excluir