Páginas

Puma e Tuca

Puma e Tuca
Ironman 2010

domingo, 10 de junho de 2012

Ironman Brasil 2012: INESQUECÍVEL.


Por André Puhlmann

Devo começar este post pedindo desculpas pela demora em escrever meu depoimento sobre o Ironman 2012, mas logo no dia seguinte ao Iron precisei fazer uma mudança que durou a semana inteira. Carreguei caixas, subi e desci inúmeras vezes as escadas... posso dizer que foi um ótimo descanso ativo. Apesar da das dores pós Iron, isso não importou muito porque para realizar este outro sonho valeu a pena.

Este Iron foi muito especial não só pelo resultado final, mas pela trajetória e o caminho até chegar ao chiqueirinho da largada. Precisei rebolar bastante para conseguir treinar sem prejudicar muito o trabalho e a família. Treinei muitas vezes pelas madrugadas e noites, coisa que não estou acostumado a fazer, mas me adaptei muito bem com este novo estilo de treino.

O Iron de 2012 veio com um amanhecer bonito, mar liso e muito inspirador. Fui caminhando até a largada e pensando no meu foco: fazer uma boa prova e consequentemente reduzir as minhas 10h50min de 2010.

Encontrei muitos amigos pelo caminho, mas naquele momento antes de largar estava sozinho, quer dizer com mais de 2000 atletas compartilhando aquele mesmo sentimento. Estava confiante, mas preocupado em alcançar o meu objetivo, parei e coloquei a cabeça no lugar para não dar espaço para a ansiedade.

Visualizei o mar e tracei meu plano de natação. Desta vez nadei no bolo e tomei cuidado para não levar porrada e perder os óculos. Na metade da prova da natação comecei a sentir cãibras na parte posterior da coxa e um pouco de dor nos braços. Isso já abalou um pouco a prova porque comecei a pensar que não poderia ser um bom dia, mas isso passou rapidinho quando ao sair da água meu relógio marcava 58min23seg.

Foto de Alice Kohler.
Foi bom ter visto que a meta da natação tinha sido cumprida. Ainda assim, continuava com uma certa aflição pelos sintomas que tive na água. Fiz uma transição tranquila, tomei cuidado para não forçar e aproveitei para descansar.  Como a transição estava toda mentalizada e organizada, consegui fazê-la em 04min.

Iniciei a bike com muita cautela porque lembrei da prova de 2010, onde fiz a primeira volta muito mais forte que a segunda. O tempo estava perfeito para o pedal, com sol e sem vento e isso começou a me animar. Senti que a prova estava redonda no Km 45, estava fisicamente bem e o velocímetro indicava 34,5Km/h e eu senti que eu poderia mais, porém controlei este impulso.
Foto de Alice Kohler
No inicio da segunda volta senti que o negócio ia pegar mesmo. Estava bem e resolvi manter o ritmo da primeira volta: 36,2Km/h de média. Tive que fazer força para finalizar a prova neste mesmo ritmo. Ao sair da bike estava radiante, feliz de verdade pelo meu pedal de 5h, melhor que o esperado.

Transição rápida, 2min51seg, peguei o que precisava e saí para a maratona. Minha programação para esta parte da prova era iniciar num ritmo mais lento e a partir do Km 10/15 apertar o ritmo. Funcionou parcialmente, estava bem até o km27, a partir daí começaram as sensações de cãibra na coxa, dor na panturrilha e graças a Deus a do joelho não deu as caras. Fiquei com essa sensação até o final, mas a vontade de terminar bem a prova e conseguir um bom tempo foi superior a dor.   

Inexplicável o sentimento desta prova. Foi emocionante do começo ao fim. Confesso que o final mexeu mesmo comigo, chegar com a luz do sol, com muitas pessoas aplaudindo e encontrar a Tuca na linha de chegada foi demais para este coração cansado das 09h42min de prova.
Inesquecível...
Foto de Marta Helena Fiorentini

Para completar no dia seguinte fui verificar a classificação e fiquei surpreso com o meu excelente resultado: 69º no geral e 17º na categoria (30-34anos). Comprovado então, que dedicação, treinamento, segurança e tranquilidade podem trazer bons frutos.



A Tuca também deixou o seu relato sobre o Ironman Brasil 2012 aqui:

Um comentário:

  1. Parabéns......foi um bom resultado, baixar 01:08 do resultado anterior que você queria!!!Eu também retomei o pedal na semana passada, fiz um longo para ver as condições no sábado, estou com dores em lugares indescritíveis até hoje...SUCESSO.

    ResponderExcluir